Expandir

6 coisas que você precisa saber para criar algo bem sucedido e próspero no mercado de TI

Rafaela Campos
Escrito por Rafaela Campos em 8 de julho de 2020
6 coisas que você precisa saber para criar algo bem sucedido e próspero no mercado de TI
Seja avisado e fique por dentro de tudo o que acontece

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Dizem, e eu concordo, que a sorte é quando a oportunidade encontra a preparação.

Se preparação e oportunidade são os ingredientes da sorte, deixo com você uma “receita da sorte” para você levar contigo e “preparar sua sorte” na sua jornada enquanto empreendedor de TI.

1. Você precisa entender de TI

Você precisa entender tecnicamente sobre o nicho de TI em que resolveu empreender, seja ele software, hardware, infraestrutura, comunicações ou segurança.

O mito do empreendedor bem-sucedido que não entende nada de TI só é sustentado se tiver um sócio muito gente boa, abnegado e comprometido (quase um santo) junto pra fazer acontecer enquanto o outro só fala.

Desta forma, você não precisa ser (e é bom que não seja) o maior nerd da empresa, mas também não dá pra ser o mais ignorante.

Isto porque pessoas de tecnologia valorizam o conhecimento e acham difícil respeitar alguém que não se importe com isso ou seja acomodado e não queira saber sempre mais.

Por mais contrastante que seja, as pessoas de uma empresa de TI são seu coração, por isto não dá pra se dar ao luxo de não ser respeitado pelo time.

2. Você precisa entender de pessoas

Simples, por mais que seus produtos sejam tecnologias, você não vende para robôs nem são os robôs que fazem seus produtos.

Você vende seus hardwares, softwares ou serviços para humanos e tem um time de humanos que cria, entrega e mantém tudo funcionando.

Por isto, entender sobre pessoas: o que as motivam, o que as desanimam, o que as provocam é importante para criar um ambiente produtivo, colaborativo e ágil.

Então, ao invés de Mobile First ou IA First, seja People First.

3. Você precisa entender de vendas

Quando você entende de pessoas já tem boa parte do caminho andado para entender de vendas.

Marketing e vendas são o motor de toda empresa, independente do ramo de negócios e, apesar desta ser uma área particularmente difícil para pessoas de TI, é ela que trará o crescimento para sua empresa.

E não adianta terceirizar, da mesma forma que um piloto não terceiriza a direção, não se faz isso com os aspectos estratégicos de marketing e vendas. Você pode trazer consultores ou contratar pessoas para te ajudarem e com isto você reduzir o seu tempo de aprendizado e ter resultados mais rápidos, mas não terceirize esta área.

4. Você precisa entender de gestão

Este talvez seja um dos requisitos para um negócio bem sucedido mais fácil para um negócio em TI, afinal processos são a base da automação e de automação a gente entende 😉

O que quero trazer aqui são as demais áreas da gestão, fora as técnicas, que precisam ser cuidadas para que a empresa funcione adequadamente, então vamos lá: gestão dos resultados, gestão dos processos, gestão de pessoas, gestão de clientes, gestão de informações, gestão financeira e gestão dos produtos.

É… você pode estar pensando que ter uma empresa é complexo… e eu não vou mentir pra você, é sim.

Empreender não é para amadores, nem para quem está na vida à passeio. É pra quem tem desejo de construir algo que mude a própria vida e a das pessoas à sua volta e tem garra pra fazer isso acontecer.

5. Você precisa entender de estratégia

Nosso penúltimo item da lista é o ponto que faz A diferença nos negócios e que sem ele a empresa fica “à deriva”, indo de bons ventos à tempestades.

A estratégia é não só O QUE você faz, mas COMO você faz, PORQUE você faz, PARA QUE você faz e COM QUEM você faz de forma a sair do ponto A e chegar no ponto B da melhor forma possível.

Ela não é modinha, não é óbvia e não é estática. Ela é dinâmica, resultado de análises profundas e busca ser diferente.

Arrisco sem medo de errar que é o item que todo empreendedor mais sofre até aprender. Poucos são os empreendedores, de todos os ramos e em TI não é diferente, que tem a sorte de ter pessoas de negócio que os ajude a entender este tópico.

Por isto, quanto antes você começar neste item, mais vantagem terá no mercado.

6. Você não precisa saber de tudo isso para começar

Nosso último item te traz um pouco de alívio, para você saber que quer empreender em TI.

Isto porque, para começar você não precisa de tudo isto. Você precisa de um tanto de estratégia, muita ação, coragem, um produto e um cliente. Então, se você está no zero, comece.

Agora, para continuar no mercado e crescer você precisa do resto. Então, se você já começou, coloque esses itens em um checklist e vá aprendendo cada um e fazendo seu negócio evoluir junto com você.

A sorte pode até ajudar no começo, mas são a estratégia e a sua preparação que te farão ser bem sucedido e próspero ao longo da jornada.

Comece!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *