Organizar

Integridade e os impactos nos resultados do seu time

Rafaela Campos
Escrito por Rafaela Campos em 4 de julho de 2020
Fique por dentro e seja melhor a cada dia

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

É atual o debate e a reflexão sobre valores sociais e éticos no país em um momento onde instituições e empresas perdem credibilidade e tem seus nomes envolvidos em escândalos por comportamentos incorretos de seus líderes de diversos níveis.

E isso não está atingindo somente essas instituições e empresas, mas pelo impacto dos problemas, atinge a sociedade em geral a ponto desta começar a rever seus usos e costumes e buscar entender qual é a raiz de tudo isto e como construir uma sociedade diferente.

Sendo os líderes as pessoas que estão nas empresas, no dia-a-dia, fazendo as coisas acontecerem… não poderíamos deixar o tema integridade de fora de nossas conversas sobre liderança. Assim como não poderíamos deixar de refletir em uma escala menor quais os impactos da integridade, ou da falta dela, nos resultados do time.

Afinal, quando o problema é sistêmico e generalizado fica fácil perceber, visualizar e entender os impactos. Mas, e em uma escala menor e com atitudes mais sutis será que é tão fácil perceber??

Integridade

Integridade pode ser descrita como a característica de algo inteiro, não quebrado, não rachado e sem remendos. Também pode ser entendida como a qualidade de uma pessoa que apresenta coerência entre atos e palavras, mantendo-se fiel aos seus valores e sendo verdadeiro. Por fim, integridade também é o valor que possibilita que existam compromissos entre as pessoas.

Traduzindo: integridade é a principal característica de um líder e o que possibilita a liderança. Pois integridade é a base para a confiança e não existe líder em quem seus seguidores não confiem.

E a medida dela tem relação proporcional à confiança dos seus seguidores. Lembrando que sem seguidores, não existe líder. Pode existir chefe, aquela pessoa que tem a autoridade formal para odenar e punir na desobediência, mas não líder.

E no dia-a-dia como a integridade se manifesta?

Primeiramente e de forma mais explícita nos valores que são divulgados pelo líder e no quanto ele mesmo possui estes valores.

Quando um valor é incentivado, como o cuidado por exemplo, espera-se que nas atitudes do dia-a-dia o líder seja gentil e atencioso nas interações com seu time, pares ou clientes. Se isto acontecer, existe integridade, ao contrário não.

Em segundo lugar, a integridade também vai se manifestar através da verdade das promessas feitas, sejam essas promessas claras ou subentendidas. Como, por exemplo, as promessas feitas durante o processo de recrutamento e seleção ou o incentivo para que as pessoas trabalhem mais e melhor com expectativas quanto à promoções e aumentos.

Se essas promessas são cumpridas, o resultado vísivel é a integridade, caso o contrário não também.

Por último e em terceiro lugar nesta nossa conversa, a integridade se manifesta no comportamento ético em relação aos fornecedores, concorrentes e à sociedade.

Uma expectativa subentendida quanto aos líderes é que estes se preocupem com os interesses dos demais e que criem relações ganha-ganha. Quando esta expectativa não é cumprida, e é visível no comportamento do líder o desejo de ganhar a qualquer custo ou ganhar às custas da perda do outro, novamente não há integridade.

E os resultados no time?

Um time costuma ser o reflexo de sua liderança, sendo assim, em um time onde a liderança não é íntegra, o time dificilmente será… E o reflexo disto poderá aparecer como falta de comprometimento, equipes desintegradas, clientes insatisfeitos e, por fim, oscilações financeiras e crescimento mais difícil. Ou seja, integridade faz bem para o time, favorece o trabalho em equipe, deixa os clientes satisfeitos e ajuda os negócios a crescerem.

Depois de tudo isso, as perguntas que ficam são:

Que tipo de equipe você quer ter?
Que tipo de líder essas pessoas que você quer na sua equipe, querem e estão dispostas a seguir?
E assim, para ter essas pessoas que você quer na sua equipe, que tipo de líder você precisa ser?

Pense nisto! Boa jornada!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *